Esporte

Baianão 2024 terá rodada de abertura em 14 de janeiro; tabela de disputas ainda não foi divulgada

Nesta segunda-feira (30), na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), em Salvador aconteceu o evento que definiu os detalhes do Campeonato Baiano de 2024. A competição começará no dia 14 de janeiro e terá a mesma fórmula do ano passado. A premiação e os valores pagos pela TVE, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Baiano, ainda estão sendo discutidos.

O arbitral contou com representantes dos 10 clubes da Série A do Baianão (Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Jequié e Vitória) e durou cerca de duas horas onde foram definidos regulamento, datas, estádios da competição etc.

Fórmula – Os dez clubes participantes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal.

Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. Os dois últimos colocados da 1ª fase estarão rebaixadas para a Série B de 2025.

No total, o Baianão 2024 terá 13 rodadas. Serão nove pela 1ª fase, duas pela 2ª fase (Semifinal) e duas pela 3ª fase (Final). A tabela básica do Baianão 2024 será divulgada em breve.

Copa do Brasil – Campeão, vice-campeão e 3º colocado da competição garantirão as vagas na Copa do Brasil de 2025.

Baianão Sub-20 e Baianão Feminino – A participação nas duas competições será obrigatória para os dez clubes da Série A. Porém, a fórmula de disputa de cada competição será definida em Conselhos Técnicos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.