Politica

Política: Deputado Hassan permanecerá em lado de oposição ao irmão Alexandre em caso dele vir a ser referendado na chapa majoritária apoiada por Jerônimo em Jequié?

A formação do cenário político em Jequié visando  a disputa municipal deste ano vislumbra uma situação inusitada em relação às definições de nomes para a composição da chapa que terá apoio do grupo governista estadual na disputa com direta com o atual prefeito Zé Cocá (PP).

Analise a situação:  Até o ano de 2016, quando por indicação do deputado federal Antonio Brito (PSD),  ascendeu à condição de vice-prefeito de Jequié, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Sérgio da Gameleira, o deputado estadual Hassan (PP), não estava inserido nas incursões políticas da cidade, muito menos em participação na disputa político-eleitoral.

O deputado estadual,  na época filiado ao PTB, chegou à condição de candidato a vice, após ter sido frustrada a indicação do seu irmão Alexandre, que era filiado ao PR, partido que mudou de comando e perdeu a chance de ser mantido na composição da chapa majoritária que venceu as eleições. Sem perder tempo, o deputado Antonio Brito, providenciou a substituição  de Alexandre pelo do seu irmão Hassan.

No posto de vice-prefeito Hassan passou a exercer cargo no secretariado municipal e chegou ao posto de prefeito interino, decorrência do afastamento temporário do titular da época.

A partir daí o político foi gradativamente se afastando do grupo político liderado pelo cunhado, deputado Antonio Brito, passou a apoiar o eleito deputado estadual Cocá, que posteriormente abriu mão do espaço legislativo para disputar, com apoio do então governador Rui Costa (PT), a prefeitura de Jequié, conquistando vitória em 2020.

Inicialmente secretário no governo iniciado em 2021,  Hassan que recebeu sobrenome político do seu  líder municipal, candidatou-se deputado estadual em 2022 obtendo êxito na pretensão.  Na disputa em 2022, o prefeito de Jequié abriu mão do apoio petista que ajudou lhe colocar no comando da gestão municipal e, posteriormente, na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) e decidiu iniciar sua própria trajetória, apoiando o então candidato, aparentemente vitorioso, ACM Neto (UB), que foi derrotado pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Na fase posterior à posse dos eleitos em 2021, a bancada do PP na Assembleia Estadual, composta por seis parlamentares decidiu retornar à base do governo. Integrando a base, o deputado Hassan tem sido frequente nos eventos com o governador Jerônimo.

Resta saber se nas definições deste, caso o nome de Alexandre (PSD) venha a ser escolhido e indicado para a chapa majoritária governista, Hassan estará se afastando de aparições locais com o grupo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.