Prefeitura de Jequié realiza grande final do Projeto Artes, Som e Sol com estudantes do município e emociona público na Praça Rui Barbosa
A noite desta quinta-feira, 21, na Praça Rui Barbosa foi marcada pela alegria e emoção: A culminância do Projeto Artes, Som e Sol, com o Festival Som do Sol, realizado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, com a participação dos estudantes das escolas municipais. Estiveram presentes a secretária de Educação, Elvia Sampaio; o secretário de Governo, Vagner Amparo; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o secretário de Saúde, Marlon Pereira; equipe técnica da Secretaria de Educação; além de gestores escolares, professores, pais, alunos e músicos convidados.
O evento teve início com apresentação da Banda Marcial Municipal de Jequié (BAMMUJE), composta por alunos das unidades escolares; seguida pela apresentação da banda de apoio, comandada pelo músico e cantor, Marcos Belchote que, junto com o músico Carlos Galvão, são coordenadores musicais do Festival Som do Sol; E em prosseguimento os alunos participantes do projeto na modalidade vocal, representando 17 escolas do município, tomaram o palco. Nesta edição, foram desenvolvidos os temas e estilos musicais da Bossa Nova e MPB, englobando os anos 60, 70 e início dos anos 80, do século passado, e todos os estudantes que concorreram nas categorias Infanto-Juvenil e Juvenil, receberam um prêmio pela participação.
Uma grande torcida ocupou o espaço da Praça Rui Barbosa e, munida de cartazes e faixas, fazia coro, acompanhando as músicas, e gritava animada os nomes dos participantes e das escolas representadas. Os concorrentes foram avaliados por um corpo composto de cinco jurados, responsáveis pela escolha dos três alunos vencedores de cada categoria.
Categoria Infanto:
1º – Aléxia de Almeida, da Escola Municipal professora Vilma Brito Sarmento;
2º – Eliza Napomuceno Cardoso Silva, da Escola Municipal Curral Novo;
3º – Melissa Santos de Jesus, da Escola Municipalizada Vasco Filho;
Categoria Juvenil:
1º – Luara Souza Oliveira, do Colégio Municipal Stela Câmara Dubois;
2º – Yasmin Limeira Porto, da Escola Municipal Joaquim Marques Monteiro;
3º – Felipe Daniel Almeida Pereira da Silva, do Colégio Municipal Professora Alíria Argolo Pereira.
O projeto, que é ofertado por adesão, para todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino, contou ainda com apresentação de dança e teatro. Para a secretária de Educação, Elvia Sampaio, a culminância do Projeto de Artes, Som e Sol, reforça a importância da implementação das oficinas artísticas nas escolas.
“Todos são vencedores por chegarem até aqui, no palco, e darem este show maravilhosos para todos os presentes! Estamos felizes por ver a revelação dos nossos talentos artísticos, existentes nas escolas do município. O Projeto Artes, Som e Sol, que tem caráter educativo, artístico e cultural, propicia essa descoberta, ao mesmo que tempo que reforça os ideais de integração, inclusão e protagonismo dos nossos estudantes. Em 2024 deveremos ter, também, as mostras artísticas ao longo do ano, como forma de incentivar mais a participação dos alunos e criar ainda mais envolvimento entre eles e a escola, reforçando os laços e tornando o ambiente ainda mais acolhedor e propício ao desenvolvimento e ao aprendizado.”, disse a secretária de Educação, Elvia Sampaio.