Trinta novos promotores de Justiça tomam posse no Ministério Pública da Bahia
O Ministério Público da Bahia ganhou um reforço de mais 30 promotores de Justiça, que tomaram posse nesta segunda-feira (7), em sessão solene realizada no auditório da sede do CAB, em Salvador. O MP baiano chega agora a um total de 553 promotores em todo o estado, sendo 347 no interior e 206 na capital. Os novos membros são os primeiros convocados do concurso de 2022, cujo resultado final foi homologado no último dia 26 de agosto, e atuarão no interior da Bahia.
Nas boas-vindas aos novos promotores, o procurador-geral de Justiça Pedro pontuou as várias frentes de atuação do MP e ressaltou os grandes temas prioritários, que marcam o tripé da atual gestão, da segurança pública, do desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Listando a riqueza, diversidade e imensidão geográfica e cultural da Bahia, Pedro Maia lembrou aos promotores recém-ingressos os desafios e contrastes do estado.
“O Ministério Público precisa se fazer presente em todas essas ‘Bahias’, adaptando-se às suas características, mas sempre mantendo seu compromisso com a justiça. Nosso estado é vasto, mas o ponto em comum é a necessidade de uma atuação firme, ética e transformadora”, disse. E parabenizou pela iniciativa da homenagem ao falecido professor e promotor de Justiça Cristiano Chaves, dando a ele o nome da nova turma, em um “gesto de reconhecimento a história pessoal e institucional de um notável jurista”. É a primeira vez, desde 1988, que novos promotores pleitearam nomear a sua turma de ingresso no MP.